O que é um diagrama de PERT?
PERT é um acrônimo para a avaliação de programas e técnica de revisão. Um diagrama de PERT é uma ferramenta de gestão de projetos usada para analisar cada tarefa envolvida na conclusão de um projeto. Voltado para projetos de grande escala, os diagramas de PERT identificam o tempo necessário para concluir cada tarefa, estimando os requisitos de tempo mais curtos, longos e prováveis.
Os diagramas de PERT fornecem uma compreensão visual clara dos requisitos de tempo do projeto e das dependências entre tarefas, permitindo a tomada de decisões informadas sobre o sequenciamento de tarefas, prazos e muito mais. Com este mapa abrangente de tarefas e prazos, você e sua equipe concluem o projeto mais rapidamente, com menos desperdício e confusão, criando resultados melhores para a equipe e os clientes.
Como começar a usar o Lucidchart em menos de 5 minutos
- Use nosso programa de fazer diagramas de PERT para criar seu primeiro diagrama online a partir de um modelo, tela em branco ou documento importado.
- Adicione texto, formas e linhas para personalizar seu diagrama.
- Saiba como ajustar o estilo e a formatação do diagrama.
- Localize o que você precisa com o Localizador de Recursos.
- Compartilhe o diagrama de PERT com sua equipe para começar a colaborar.
Vantagens do diagrama de PERT
Gráficos PERT são ótimos para projetos não rotineiros ou com prazos apertados e com muitas dependências de tarefas.
O diagrama de PERT:
- Esclarece as restrições de tempo para sua equipe.
- Traz uma visão detalhada da sequência na qual as tarefas devem ser executadas.
- Gerencia o tempo e os recursos da sua equipe com mais eficiência.
- Reduz o desperdício e os custos à medida que conclui seu projeto.
Talvez o maior benefício do gráfico PERT seja dar mais satisfação a funcionários e clientes. Se usados corretamente, dados contextualizados nos gráficos PERT podem simplificar o processo de tomada de decisão e dar à sua equipe um senso de responsabilidade em relação aos requisitos do projeto. Isso resulta em menos estresse, menos prazos não cumpridos e mais tempo para realizar seu próximo projeto.
Qual a diferença entre gráfico de Gantt e gráfico PERT?
Gráficos PERT e gráficos de Gantt são ferramentas visuais usadas para gerenciar projetos, mas há algumas diferenças importantes entre eles. A maior diferença é que os gráficos PERT são usados antes do início de um projeto grande para dividi-lo em tarefas menores, enquanto os gráficos de Gantt são usados durante o andamento de um projeto para agendar tarefas por data e descrever quanto do trabalho já foi concluído.
Recomendamos o gráfico PERT se o objetivo for a visualização de interdependências, determinar o caminho crítico do projeto ou estimar a duração do projeto com precisão.
Veja nos modelos abaixo a comparação de um gráfico PERT com um gráfico de Gantt:
Exemplo de gráfico PERT:
Exemplo de gráfico de Gantt:
A diferença entre PERT e CPM (caminho crítico)
Os diagramas PERT e o método do caminho crítico (CPM) são métodos de gestão de projetos focados no fluxo e na sequência de tarefas em projetos de grande escala. Ambos são ótimas ferramentas para planejar e melhorar a eficiência de um projeto.
A principal diferença entre PERT e caminho crítico é que os diagramas de PERT geralmente são usados para determinar o tempo de conclusão de um projeto, enquanto o caminho crítico é usado em projetos previsíveis e que ocorrem com frequência. Diagramas de PERT são métodos de planejamento e gerenciamento de tempo, enquanto o CPM é usado para controlar custos e tempo.
Para obter o máximo de benefícios, recomendamos usar o CPM em conjunto com os diagramas de PERT. A implementação de ambos na estratégia de gestão de projetos pode estabelecer um prazo realista e um fluxo de processo ideal à sua equipe, gerando os melhores resultados possíveis. Saiba mais sobre o CPM no nosso guia.
Símbolos, notação e terminologias de diagramas de PERT
Esta é uma lista de símbolos, ícones e terminologia comumente usados no diagrama de PERT:
-
Diagrama de PERT: o diagrama de PERT usa os símbolos e notações da técnica de avaliação e revisão de programas para descrever o fluxo de tarefas dependentes e outros eventos em um projeto.
-
Evento PERT: um ponto em um diagrama de PERT que marca a conclusão ou o início de uma ou mais tarefas. Esse ponto só pode ocorrer quando todas as atividades que levam a esse evento forem concluídas.
-
Evento predecessor: um evento que precede imediatamente outro evento dentro do seu projeto sem que nenhum outro evento intervenha.
-
Evento sucessor: um evento que ocorre imediatamente após outro evento sem que outro evento intervenha.
-
Caminho crítico: o caminho entre o primeiro e o último evento do projeto, incluindo todas as tarefas e durações do projeto, que somam a maior duração geral do projeto. Ao identificar a maior duração possível, você pode determinar o menor tempo possível para concluir o projeto.
-
Atividade do caminho crítico: tarefas do projeto que devem começar e terminar no prazo para que seu projeto seja concluído dentro do cronograma.
-
Quebra do caminho crítico: ato de adicionar outros recursos ao projeto para concluir atividades e comprimir o cronograma.
-
Aceleração: atividades do projeto que inicialmente deveriam ser concluídas sequencialmente, mas são executadas de forma simultânea para economizar tempo.
-
Tempo de atraso: o atraso entre tarefas que têm uma dependência.
-
Prazo de entrega: o tempo necessário para concluir uma tarefa ou um grupo de tarefas interdependentes.
Símbolo |
Nome do símbolo |
Descrição |
Terminação |
| |
Nó (circular) | Usado para representar eventos ou marcos e conter números | |
| Nó (retangular) | Usado para representar eventos ou marcos e conter números |
| Tarefa (tabela) | Contém estimativas de tempo, datas de início e término projetadas e proprietário da tarefa |
| Conector de linha | Setas direcionais usadas para representar dependências sequencialmente |
| Conector de linha pontilhada | Setas direcionais usadas para indicar dependências que não exigem recursos |
| Faixas/caixas | Usadas para separar o PERT em diferentes zonas, cada uma representando diferentes áreas do projeto |
A fórmula PERT e quando usá-la para estimar o tempo esperado
Há uma série de variáveis que podem afetar a conclusão de uma tarefa, dificultando a estimativa de quanto tempo levará para concluir um projeto. Usuários de diagramas PERT normalmente contam com quatro cálculos padrões ao determinar a duração apropriada de seus projetos:
- Tempo otimista (O): a menor quantidade possível de tempo para realizar uma tarefa
- Tempo mais provável (M): uma estimativa fundamentada de quanto tempo uma tarefa levará para ser concluída sem problemas ou atrasos
- Tempo pessimista (P): a quantidade máxima de tempo para realizar uma tarefa
- Tempo esperado (E): uma estimativa razoável de quanto tempo uma tarefa levará para ser concluída, levando em consideração possíveis problemas ou atrasos
A equação básica de estimativa PERT usada para determinar o tempo esperado é E= (O + 4M + P)/6.
Após identificar cada estimativa de tempo, elas podem ser inseridas na fórmula PERT para calcular a duração do projeto com mais precisão.
Vamos demonstrar com uma reforma simples de uma casa. Se a estimativa de tempo otimista é de 160 dias, a estimativa de tempo pessimista é de 365 dias, e a estimativa de tempo mais provável é de 200 dias, a equação será mais ou menos assim:
E = (160 + 4 x 200 + 365)/6
Então, você pode estimar que a reforma da sua casa estará completa em aproximadamente 213 dias.
Como fazer um diagrama de PERT
Depois de decidir implementar um diagrama de PERT no seu próximo projeto, use um espaço de trabalho visual e siga as seguintes etapas para criar seu gráfico PERT do zero:
- Identifique suas tarefas: crie uma lista completa de quais tarefas precisam ser concluídas dentro do seu projeto. Isso é mais fácil quando seu projeto está totalmente definido e você determinou quais tarefas são críticas ou não.
- Calcule o tempo: determine o prazo otimista, pessimista e mais provável de cada tarefa. Depois de calcular cada um, você pode encontrar a duração estimada do projeto.
- Insira suas tarefas em um diagrama de rede de projeto: coloque as tarefas no seu diagrama junto com o tempo estimado de conclusão. Esse diagrama oferece um cronograma visual do projeto e determina o caminho crítico do seu projeto.
Como fazer uma análise PERT
A análise PERT é usada para determinar a probabilidade de o projeto ser concluído dentro do prazo. Para realizar uma análise PERT, use o desvio-padrão para determinar a quantidade de variações nos dados.
A fórmula para o desvio-padrão é: (P - O) /6
Quanto menor o desvio-padrão, mais confiança você pode ter na data de conclusão esperada.
Exemplos de diagrama de PERT
Use um dos modelos de diagrama de PERT abaixo e modifique-os de acordo com suas necessidades.
Diagrama de PERT simples
Este modelo de diagrama de PERT mostra um design simples de "atividade na seta". Cada seta é rotulada com a tarefa apropriada e seu requisito de tempo esperado, e o caminho crítico do projeto é claramente rotulado.
Gráfico PERT de rede
Este modelo de gráfico PERT descreve os nós de tarefa dispostos em um diagrama de rede. Cada nó contém informações mais detalhadas sobre a tarefa, incluindo estimativas de tempo, durações e horários de início e término.
Diagrama PERT vertical
Este é outro exemplo simples de diagrama de PERT na vertical. Este exemplo também usa nós circulares para representar a ordem das tarefas, com o caminho crítico marcado com um contorno vermelho.
O que é o método do caminho crítico (CPM)?
O método do caminho crítico, também conhecido como CPM, pode ser uma ferramenta útil para melhor agendar e gerenciar projetos complexos e o tempo dedicado a tarefas individuais. O CPM dita a ordem e sequência específica de ações que inevitavelmente determinam a duração do projeto que você está planejando. Isso é especialmente útil no gerenciamento de projetos com áreas de sobreposição, que consumem muito tempo, ou mesmo com atrasos, porque você pode abordar o agendamento de um projeto baseado em tarefas individuais, visualizá-las em um fluxograma e obter uma estimativa praticamente exata da duração que cada tarefa exigirá. Em muitos casos, gerentes de projetos escolhem combinar PERT e CPM para poderem visualizar melhor cada tarefa, sua ordem e qual sua duração esperada.
Como usar o método do caminho crítico com gráficos PERT
A aplicação do método do caminho crítico juntamente com diagramas PERT pode realmente melhorar a maneira como você gerencia projetos, proporcionando um prazo e fluxo de processo realista. Organize seu projeto com um diagrama de PERT e, na última etapa, use o CPM para estimar os prazos de conclusão de suas tarefas. Ao criar um diagrama de PERT, você fornecerá estimativas aproximadas para cada tarefa ou cenário. Estime os maiores e menores prazos para cada atividade. Considere também possíveis atrasos, estimando os prazos potenciais mais demorados caso haja qualquer possibilidade de um revés.
Depois de estabelecer suas tarefas de projeto e aplicar os prazos estimados, crie um diagrama de PERT para incluir estes prazos.
Neste exemplo, criamos um diagrama de PERT contendo oito tarefas, cada uma com um prazo estimado diferente.
Clique aqui para modificar este modelo
Depois de identificar as diferentes opções de caminhos e os prazos de início e conclusão, vemos que os caminhos mais críticos são A e G porque exigem a maior duração de tempo para serem concluídos, e há várias outras tarefas dependentes do caminho A, que aumentam o prazo de conclusão.
Agora, temos a opção de nos aprofundar mais no processo das tarefas individuais e identificar áreas potenciais para reduzir os prazos ou ter uma estimativa exata de quanto tempo ainda vai levar.
Ao planejar seus projetos, tente aplicar o método do caminho crítico aos seus diagramas de PERT, e veja as expectativas e os prazos realistas que esta abordagem pode oferecer.
Benefícios do método do caminho crítico
O método do caminho crítico foi desenvolvido junto com o PERT. Ambas as técnicas são usadas para gerenciar projetos dentro de um prazo específico. O método do caminho crítico calcula o caminho mais longo possível com base nas atividades planejadas e revela as limitações de tempo para cada uma. O gerente de projeto avalia esses caminhos e determina as medidas que devem ser tomadas para aumentar a eficiência. Use o CPM para gerenciar um projeto e criar cronogramas. Sua empresa economizará tempo e dinheiro ao aderir a estimativas ultraprecisas.
- Identifique as tarefas mais importantes e de maior duração em um projeto.
- Para reduzir cronogramas, encontre tarefas com durações que você pode modificar, mas que precisam permanecer as mesmas para cumprir o prazo definido.
- Compare o progresso planejado com o progresso real.