O que é análise da cadeia de valor? Por que isso é relevante e como começar

Tempo de leitura: cerca de 7 minutos

Tópicos:

    A Internet proporcionou às empresas acesso à maior base de clientes do mundo, mas também gerou uma concorrência sem precedentes. Mesmo as empresas de nicho percebem que enfrentam concorrência nos lugares mais improváveis. No entanto, é possível colocar sua empresa em vantagem competitiva ao realizar uma análise da cadeia de valor.

    Aprenda a realizar uma análise da cadeia de valor para se destacar da concorrência, agregar valor ao seu negócio e estabelecer sua empresa como líder no mercado.

    O que é análise da cadeia de valor?

    Uma análise da cadeia de valor examina os processos da empresa em um nível detalhado, em vez de considerar a empresa como um todo. O objetivo é determinar onde o valor pode ser agregado.

    Dentro da estrutura de análise da cadeia de valor, proposta inicialmente por Michael Porter em 1985, as empresas identificam as atividades comerciais primárias e de apoio que contribuem para o produto final. Essa análise envolve visualizar cada etapa da produção, desde a concepção até a entrega. Posteriormente, as empresas avaliam essas atividades para determinar onde podem economizar dinheiro, aumentar a eficiência ou maximizar as vantagens competitivas.

    Análise de valor versus engenharia de valor

    A análise de valor e a engenharia de valor são frequentemente utilizadas de forma intercambiável. Ambas têm como objetivo reduzir custos e aprimorar a eficiência em toda a cadeia de valor de um produto. No entanto, esses métodos são aplicados em circunstâncias distintas.

    A engenharia de valor concentra-se na otimização do valor antes que um produto seja desenvolvido. O objetivo é evitar custos desnecessários e perda de valor, incorporando essas eficiências durante a fase de projeto.

    Por outro lado, a análise de valor concentra-se na otimização do valor de um produto já existente. Essa técnica é retroativa, analisando a cadeia de valor do produto para descobrir oportunidades de redução de custos. Enquanto a engenharia de valor é preventiva, a análise de valor é corretiva.

    Elementos de uma cadeia de valor

    De acordo com a estrutura de Porter, todas as atividades realizadas por uma empresa podem ser divididas em dois grupos: atividades primárias e atividades de apoio (ou secundárias). 

     Atividades primárias são as atividades necessárias para criar seu produto final e incluem:

    • Logística de entrada: o processo de recebimento de matérias-primas ou peças de fornecedores, bem como o armazenamento e/ou a distribuição desses materiais para o processo de produção
    • Operações: o processo de conversão de insumos (matérias-primas, mão de obra e energia) no produto ou serviço final
    • Logística de saída: o armazenamento e a distribuição de seu produto final para centros de distribuição, atacadistas, varejistas e clientes
    • Marketing e vendas: O processo de direcionar o produto/serviço ao grupo certo de clientes, promovendo o produto através de vários canais e organizando uma equipe de vendas
    • Serviço: as atividades necessárias para manter o produto ou serviço funcionando de maneira eficaz para o comprador, como instalação, treinamento, reparo e manutenção

    As atividades de apoio ajudam as atividades primárias a alcançar uma vantagem competitiva para a empresa. Alguns exemplos incluem:

    • Desenvolvimento tecnológico: pesquisa para determinar como a empresa pode usar a tecnologia para automatizar processos e desenvolver novos produtos
    • Gestão de recursos humanos: as atividades envolvidas no recrutamento, no treinamento e na retenção dos funcionários necessários para o sucesso
    • Aquisição: O fornecimento de matérias-primas da melhor qualidade para o orçamento
    • Infraestrutura da empresa: as atividades envolvidas na estrutura, na gestão, no planejamento, na contabilidade e nas finanças de uma empresa

    Inclua todos os processos de negócios que agregam valor à sua empresa, desde o recrutamento, passando pelo design, até a embalagem e a solução de problemas.

    Benefícios da análise da cadeia de valor

    O objetivo de uma análise da cadeia de valor é compreender como criar o máximo valor para o seu negócio e para os seus clientes com o menor custo. Sem uma visão clara de cada atividade de um negócio, as recomendações para melhorias seriam baseadas apenas em conjecturas. De fato, sem realizar uma análise da cadeia de valor, é difícil determinar se as mudanças resultarão em valor comercial significativo ou se estarão apenas atendendo aos desejos das partes interessadas.

    Ao aperfeiçoar a sua cadeia de valor, você também pode ampliar a vantagem competitiva da sua empresa. Você pode se destacar da concorrência de duas maneiras significativas:

    Sendo o fornecedor de menor custo: Esta é a “opção Walmart”. Se o seu objetivo é reduzir custos operacionais para entregar o produto de menor custo do mercado, esse objetivo precisa ser o motivador de decisões em toda a análise da cadeia de valor.

    Sendo o fornecedor mais especializado: Esta é a “opção Nordstrom”. Se o seu objetivo é criar um produto ou uma experiência única, esse deve ser o fator de decisão em toda a análise da sua cadeia de valor.

    Como fazer uma análise da cadeia de valor

    Siga estas etapas para iniciar sua própria análise da cadeia de valor (e clique em um dos modelos acima para acompanhar no Lucidchart).

    1. Identifique atividades primárias e secundárias

    Seguindo o modelo de cadeia de valor de Porter, seu recurso visual deve incluir os seguintes componentes da cadeia de valor descritos acima, divididos em atividades primárias e atividades de suporte.

    Ao tentar incluir todos os elementos da cadeia de valor, não tenha medo de trabalhar em equipe: você precisará contar com o apoio dos líderes de cada departamento responsável por cada atividade, pois provavelmente não estará familiarizado com as operações diárias detalhadas de cada departamento.

    2. Analise as atividades do negócio

    Volte ao seu motivo para realizar uma análise da cadeia de valor: você está agregando valor com base na especialização ou no menor custo? As decisões que você tomar daqui para frente serão guiadas por esse princípio.

    Vincule cada atividade comercial ao valor que você está oferecendo e avalie o que sua empresa precisa fazer ou mudar para fornecer o maior valor.

    Por exemplo, as chamadas de suporte em campo podem ser um aspecto central da sua prestação de serviços. Se você estiver focado na redução de custos, poderá decidir que essas chamadas devem ser terceirizadas para um provedor de call center e realizadas no menor tempo possível por chamada.

    Entretanto, se a sua abordagem empresarial prioriza a criação de valor por meio da especialização, é possível aprimorar a qualidade de cada chamada de suporte. Talvez você possa implementar pesquisas pós-chamada para aprimorar o serviço. Além disso, é fundamental analisar todos os aspectos das atividades que sustentam o funcionamento da empresa. Dessa forma, será possível identificar oportunidades para agregar valor, seja reduzindo custos e produzindo um produto mais acessível, ou focando na especialização para criar um produto exclusivo.

    3. Crie um plano de ação

    Como você pode imaginar, uma análise da cadeia de valor levará um bom tempo, portanto, tenha cuidado para não perder o ritmo durante ou após o processo. Depois de identificar os valores agregados, sua empresa precisará realmente incorporar essas decisões.

    Comece pelas mudanças mais simples. Identifique-as visualmente no seu modelo de análise de cadeia de valor: marque-as com estrelas, destaque-as ou crie um fluxograma específico para elas. (Os modelos de diagrama da cadeia de valor do Lucidchart facilitam o mapeamento da cadeia de valor e a identificação de oportunidades de redução de custos).

    Essas ações simples, mas eficazes, desempenham um papel crucial na manutenção do entusiasmo: quando a equipe testemunha mudanças positivas, fica mais propensa a enfrentar desafios maiores e mais complexos na busca pela agregação de valor.

    Se você identificou mudanças que resultarão apenas em melhorias marginais, mas terão um alto custo, talvez não compense. Fique atento a mudanças práticas e alcançáveis que agreguem valor médio a significativo ao seu negócio.

    Priorize as mudanças que você planeja fazer e compartilhe essas mudanças com as partes interessadas para que você tenha a aprovação e o apoio delas.

    Use o Lucidchart para análise da cadeia de valor

    Como uma análise da cadeia de valor é um esforço visual, sua empresa precisa de uma plataforma visual para facilitar esse processo. O Lucidchart, um aplicativo de diagramação que roda na nuvem, oferece uma solução eficiente para criar modelos de análise da cadeia de valor que você pode distribuir instantaneamente e manter atualizado em tempo real. Com ele, você pode integrar seu diagrama de análise da cadeia de valor do Lucidchart com seus aplicativos favoritos e criar apresentações profissionais para as partes interessadas, usando o modo de apresentação.

    Faça uma análise da cadeia de valor no Lucidchart.

    Experimente agora mesmo
    Modelo em branco de diagrama de cadeia de valor.
    Modelo em branco de diagrama da cadeia de valor (clique para usar o modelo)
    Exemplo preenchido de diagrama de cadeia de valor.
    Exemplo de análise da cadeia de valor (clique para usar o modelo de exemplo)

    Sobre: Lucidchart

    O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

    Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

    Cadastre‐se gratuitamente

    ou continuar com

    Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

    Ao se registrar, você concorda com nossos Termos de Serviço e reconhece que leu e entendeu nossa Política de Privacidade.

    Iniciar

    • Preços
    • Individual
    • Equipe
    • Empresa
    • Falar com área de vendas
    PrivacidadeJurídico

    © 2024 Lucid Software Inc.