A UML oferece uma série de convenções para engenheiros de software que buscam desenvolver diagramas visuais usando software de criação de diagramas UML em seus sistemas. Um diagrama de objetos oferece uma visão geral de alto nível do seu sistema, e é fácil de elaborar no Lucidchart. Com uma extensa biblioteca de formas UML, você pode personalizar a aparência e o conteúdo do seu diagrama.
Leitura de 3 minuto(s)
Quer criar um diagrama UML próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.
O que é um diagrama de objetos em UML?
Um diagrama de objetos UML representa uma instância específica de um diagrama de classes em um determinado momento. Quando representado visualmente, você verá muitas semelhanças ao diagrama de classes.
Um diagrama de objetos incide sobre os atributos de um conjunto de objetos, e como eles se relacionam entre si. Por exemplo, neste diagrama de objetos abaixo, as três contas bancárias estão relacionadas ao próprio banco. Os nomes da classe mostram os tipos de contas (poupança, corrente e de cartão de crédito) que um determinado cliente poderia ter neste banco. Os atributos de classe são diferentes para cada tipo de conta. Por exemplo, o objeto do cartão de crédito possui um limite de crédito, enquanto a poupança e a conta corrente possuem taxas de juros.
Diagramas de objetos não são usados apenas em casos de uso bancário. Você pode criar um diagrama de objetos para árvores genealógicas, departamentos corporativos ou qualquer outro sistema com partes inter-relacionadas.
Elementos de diagramas de objetos
Diagramas de objetos são fáceis de criar: são feitos de objetos, representados por retângulos e ligados entre si por linhas. Confira os principais elementos de um diagrama de objetos.
Objetos
Objetos são instâncias de uma classe. Por exemplo, se um “carro” for uma classe, um modelo Nissan Altima de 2007 é um objeto de uma classe.
Títulos de classe
Títulos de classe são os atributos específicos de uma determinada classe. No diagrama de objetos de árvores genealógicas, títulos de classe incluem o nome, sexo e idade dos membros da família. Você pode listar títulos de classe como itens no objeto ou até mesmo nas propriedades do próprio objeto (tal como a cor).
Atributos de classe
Atributos de classe são representados por um retângulo com duas abas que indicam um elemento de software.
Links
Ligações são as linhas que conectam duas formas de um diagrama de objetos, uma a outra. O diagrama de objetos corporativo abaixo mostra como departamentos são ligados no organograma tradicional.
Quer criar um diagrama UML próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.
Criar um diagrama UMLAplicações de diagramas de objetos
Desenvolvedores encontrarão diversos usos para diagramas de objetos. Estes incluem:
-
Examinar uma iteração específica de um sistema geral.
-
Obter uma visão geral de alto nível do sistema que será desenvolvido.
-
Testar um diagrama de classes que você criou para a estrutura global do sistema, usando diagramas de objetos para casos de uso específicos.
Outros exemplos de diagramas de objetos UML
Especificações UML normalmente não mudam quando você descreve um diagrama de objetos em diferentes linguagens de programação. O propósito da UML é que desenvolvedores possam planejar software independente da plataforma. Veja abaixo os dois tipos de diagramas de objetos mais usados em diferentes linguagens de programação.
Diagrama Swift
Considerada a sucessora do Objective-C, a Swift é uma linguagem de programação para desenvolver soluções para iOS e macOS. Projetada para funcionar com a base de código escrita em Objective-C para produtos Apple, a Swift é a principal linguagem de programação da maioria das aplicações do marketplace da Apple. Desenvolvedores podem usar a Swift para criar instâncias para um aplicativo do iPhone ou outros aparelhos da Apple.
Diagrama de objetos Java
Existem diagramas de objetos que podem ser usados em UML para descrever instâncias que acabariam por ser programadas em Java. Também há diagramas que descrevem objetos Java que não têm nada a ver com UML. Seja qual for sua busca, o Lucidchart ajuda a mapear a estrutura que você precisa para criar. Experimente você mesmo.