Funções e responsabilidades do engenheiro de DevOps
Tempo de leitura: cerca de 8 minutos
Tópicos:
O garboso termo "Portmanteau" significa combinar palavras para criar uma nova - é o caso de "motel" e "portunhol". O termo "DevOps" é outro exemplo: combina as palavras "desenvolvimento" e "operações". Ele indica que responsabilidades e tarefas realizadas pelas equipes de desenvolvimento de aplicativos e operações de TI da sua empresa são compartilhadas.
Neste artigo, daremos a você todas as informações necessárias para se tornar um engenheiro de DevOps bem-sucedido ou contratar um para sua equipe, incluindo responsabilidades do engenheiro de DevOps, o conjunto de habilidades ideais do engenheiro de DevOps, funções da equipe de DevOps e o futuro do DevOps.
O que é DevOps?
Em geral, o DevOps faz a ponte entre o desenvolvimento, a garantia de qualidade e as operações de TI, como mostrado abaixo. DevOps é um conjunto de práticas que promovem a comunicação e a colaboração entre essas várias equipes.
O objetivo do DevOps é combinar as tarefas diárias relativas ao desenvolvimento, controle de qualidade, implementação e integração do desenvolvimento de programas em um só conjunto contínuo de processos. As equipes desenvolvem melhores práticas e princípios para encurtar os ciclos de desenvolvimento e para as equipes entregarem constantemente programas de qualidade.
Princípios e práticas de DevOps
Não há uma estrutura oficial de DevOps, mas alguns princípios ajudam à medida que você implementa o DevOps na sua organização para:
- Automatizar processos.
- Entregar constantemente sistemas de alta qualidade.
- Responder rapidamente a feedback para melhorar continuamente os processos.
O DevOps é uma extensão natural das metodologias Ágeis. Os fluxos de trabalho Ágeis têm objetivos distintos entre a equipe de desenvolvimento e de operações. O DevOps lida com a falta de comunicação e colaboração entre equipes de desenvolvimento e operações de TI. Quando DevOps e Ágil são usados juntos, ambas as equipes gerenciam versões de código e integração sem confusão.
O que faz um engenheiro de DevOps?
O engenheiro de DevOps trabalha com diversas equipes e departamentos para criar e implementar sistemas de programas. Quem trabalha com DevOps são profissionais de TI experientes que colaboram com desenvolvedores de programas, profissionais de garantia de qualidade e equipe de TI para gerenciar versões de código.
Os engenheiros de DevOps precisam saber fazer várias tarefas, demonstrar flexibilidade e lidar com diferentes situações de cada vez. Especificamente, as responsabilidades do engenheiro DevOps são:
-
Documentação: escreve especificações e documentação para os recursos do lado do servidor.
-
Análise de sistemas: analisa a tecnologia em uso e desenvolve planos e processos de melhoria e expansão. O engenheiro de DevOps dá suporte para necessidades analíticas urgentes.
-
Desenvolvimento: desenvolve, codifica, constrói, instala, configura e mantém soluções em TI.
-
Planejamento de projetos: participa de reuniões de planejamento de projetos e compartilha conhecimentos sobre opções de sistema, riscos, impacto e relação custo-benefício. Além disso, o engenheiro de DevOps comunica requisitos operacionais e previsões de desenvolvimento.
-
Testagem: testa códigos, processos e implementações para identificar formas de simplificar e minimizar erros.
-
Implementação: usa programas de gestão de configuração para implementar automaticamente atualizações e correções no ambiente de produção.
-
Manutenção e solução de problemas: realiza a manutenção de rotina de aplicativos para que o ambiente de produção funcione sem problemas. Desenvolve requisitos e procedimentos de manutenção.
-
Gestão de desempenho: recomenda melhorias de desempenho via análise de lacunas, identificação de soluções alternativas e assistência com modificações.
-
Gestão: dependendo do tamanho da organização, o engenheiro de DevOps também é responsável por gerenciar uma equipe de engenheiros de DevOps.
Quais são as habilidades necessárias de um engenheiro de DevOps?
O engenheiro de DevOps não tem um plano de carreira estabelecido. Porém, algumas habilidades são necessárias para quem quer fazer carreira na área de DevOps.
-
Comunicação: o engenheiro de DevOps precisa trabalhar com diferentes pessoas de diferentes equipes. A comunicação verbal e escrita entre as equipes é fundamental. Se você não gosta de trabalhar com muitas pessoas diferentes ou se não se comunica muito bem, talvez não seja o trabalho ideal para você.
-
Solução de problemas: o engenheiro de DevOps precisa saber identificar rapidamente os problemas ou gargalos nos processos e procedimentos diários. Ele deve sugerir melhorias e implementar correções conforme necessário para que os processos atendam às expectativas.
-
Desenvolvimento de programas: o engenheiro de DevOps precisa ter experiência no desenvolvimento de programas para aplicativos, além de dominar linguagens de script, como Java, JavaScript, Perl, Ruby, Python, PHP, Groovy, Bash e assim por diante.
-
Orientado por processos: o engenheiro de DevOps precisa focar processos e procedimentos em vez de resultados e causas associadas. Ele precisa entender o problema no design antes de tentar corrigir. Além disso, ele não deve forçar, em um novo problema, soluções que já funcionaram em outros casos.
-
Documentação: os processos devem ser documentados com clareza para que o conhecimento seja transmitido.
-
Experiência e metodologias Ágeis: ter compreensão ou experiência com desenvolvimento Ágil de programas ajuda o engenheiro de DevOps.
-
Gestão de produto/projetos: o engenheiro de DevOps precisa ter experiência em liderar projetos de desenvolvimento e em gerenciar cronogramas.
-
Formação: este trabalho geralmente exige graduação ou mestrado em Ciência da Computação, Engenharia, Engenharia de Software ou áreas relacionadas.
-
As melhores práticas de TI: este cargo exige experiência ou um bom entendimento das melhores práticas de TI em um serviço sempre disposto e sempre disponível.
-
Gestão de implementação/configuração: o engenheiro de DevOps precisa ter experiência na gestão de implementação e integração com ferramentas de gestão de configuração, como Git, Jira, GitLab ou Jenkins.
-
Plataformas de sistemas operacionais: esta função se beneficia da experiência com ambientes de sistemas operacionais Windows e Linux.
O que são ferramentas para DevOps?
Existem algumas ferramentas para você automatizar o processo de integração e a entrega da implementação. Se você pretende ser engenheiro de DevOps, é bom se familiarizar com algumas ferramentas de implementação que auxiliam na entrega contínua e em scripts personalizados de automação.
-
Ferramentas de controle de origem: ferramentas como Git, Jira e Subversion monitoram as alterações feitas nos projetos, facilitando a reversão para uma versão anterior do código a qualquer momento. É muito útil quando novos bugs aparecem, pois é possível olhar uma versão em desenvolvimento do código e compará-la com a versão atual para monitorar e corrigir problemas.
-
Ferramentas de integração contínua: integração contínua é a prática de automatizar testes de código e versões quando os desenvolvedores fazem alterações em um repositório de controle de versão, às vezes várias vezes ao dia. Ferramentas como Jenkins, Buildbot e Buddy dão feedback constante aos desenvolvedores sobre o status do programa implementado. Essas ferramentas podem alertar sobre deficiências, de modo que você rapidamente resolva os problemas à medida que eles surgem.
-
Ferramentas de gestão de equipe: são várias as ferramentas de gestão de equipe, como Agile Manager e Agile Bench. Ambas gerenciam as tarefas da equipe, monitoram o status e gerenciam as agendas.
-
Ferramentas de visualização: a visualização dá uma compreensão melhor de todo o seu sistema para você solucionar problemas mais rapidamente e planejar a expansão futura. O Lucidchart mostra redes complexas, base de código e infraestrutura, e você pode compartilhar esses diagramas com membros da equipe para incentivar a colaboração em qualquer lugar do mundo.
Qual é a função da equipe de DevOps?
As equipes de DevOps trabalham como contatos entre as operações de TI e a engenharia. Embora raramente trabalharem com clientes externos, as equipes de DevOps mantêm a mentalidade de "cliente em primeiro lugar" para garantir a prestação de serviços e produtos de qualidade para clientes internos e externos. As equipes de DevOps trabalham em colaboração com outras equipes para expandir programas na nuvem, planejar e criar processos de fluxo de trabalho, desenvolver procedimentos de automação, implementar atualizações e assim por diante.
O que o futuro reserva para os engenheiros de DevOps?
Com o desenvolvimento da nuvem e a migração de mais empresas para nuvem, o futuro do DevOps parece bom. Nos últimos dois anos, muitas empresas instituíram as práticas de DevOps, e muitas outras planejam o mesmo.
As empresas continuarão a adotar o DevOps a fim de aproximar os desenvolvedores e a TI. Isso, por sua vez, abrirá novas funções, como o DevSeqOps. A função de DevSecOps adiciona segurança ao DevOps. O objetivo é proteger os sistemas em todas as etapas do ciclo de entrega.
Além da segurança, são outras tendências de DevOps:
-
Incursão no mundo da Internet das Coisas: além de facilitar atualizações frequentes dos programas, o DevOps facilita atualizações mais frequentes de aparelhos IoT.
-
Aumento no salário dos engenheiros de DevOps: de acordo com o site salary.com, a faixa salarial dos engenheiros de DevOps nos Estados Unidos é de US$ 103.780 a US$ 128.150 por ano.
-
Priorização da automação e testes em todos os setores: essa tendência aumentará a demanda por engenheiros DevOps.
Se você está interessado em trabalhar com DevOps, há muitas oportunidades. Mas, primeiro, prepare-se e tenha uma boa compreensão e experiência com automação de implementação, garantia de qualidade, automação de testes e controle de versão. Como o campo continuará a evoluir e a crescer, provavelmente haverá amplas oportunidades para você achar o emprego que deseja em DevOps.
Saiba mais sobre o ciclo de vida do DevOps; e como sua organização pode adotar um fluxo bem-sucedido de processos de DevOps.
ConfiraSobre: Lucidchart
O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.