Portas de entrada BPMN são pontos de decisão que podem ajustar o caminho de um fluxo com base em determinadas condições. Saiba mais sobre os diferentes tipos de portas de entrada em BPMN e, em seguida, tente criá-las você mesmo no Lucidchart.
Leitura de 3 minuto(s)
Quer criar um diagrama BPMN próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.
Porta de entrada exclusiva
Portas de entrada exclusivas são representados por esta forma:
Uma porta de entrada exclusiva avalia o estado do processo de negócio e, com base na condição, divide o fluxo em um dos dois ou mais caminhos mutuamente exclusivos.
No exemplo abaixo, uma porta de entrada exclusiva exige que o modo de transporte seja avaliado. Neste caso, uma luz será colocada na igreja Old North caso os britânicos ataquem por terra, duas luzes caso ataquem pelo mar.
Porta de entrada baseada em evento
Portas de entrada baseadas em eventos são representados por esta forma:
Uma porta de entrada baseada em evento é semelhante a uma porta de entrada exclusiva, pois envolve um caminho no fluxo. No caso de uma porta de entrada baseada em evento, no entanto, você avalia qual evento ocorreu e não qual condição foi cumprida.
Um exemplo de uma porta de entrada baseada em evento é a decisão de cessar fogo até que os soldados possam ver o branco dos olhos do inimigo. Neste fluxo de processo, se passar um certo tempo sem que os britânicos cheguem, os soldados irão para casa.
Porta de entrada paralela
Portas de entrada paralelas são representadas por esta forma:
Uma porta de entrada paralela é bem diferente das portas de entrada anteriores, pois você não avalia nenhuma condição ou evento. Em vez disso, uma porta de entrada paralela é usada para representar duas tarefas simultâneas em um fluxo de negócio. É o mesmo que um garfo em um diagrama de atividade UML.
No exemplo abaixo, este processo de negócios usa uma porta de entrada paralela porque a empresa ‘tem um bolo’ e ‘come o bolo’ também.
Quer criar um diagrama BPMN próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.
Crie um diagrama BPMNPorta de entrada baseada em evento paralelo
Portas de entrada paralelas baseadas em eventos são representadas por esta forma:
Como o nome sugere, essa porta de entrada é semelhante a uma porta de entrada paralela. Ela permite que processos múltiplos ocorram ao mesmo tempo, porém, diferentemente da porta de entrada paralela, os processos dependem de eventos específicos. Considere a porta de entrada paralela baseada em evento uma porta de entrada baseada em evento não exclusivo, onde vários eventos podem desencadear vários processos, no entanto, os processos ainda dependem de eventos específicos.
Porta de entrada inclusiva
Portas de entrada inclusivas são representadas por esta forma:
Uma porta de entrada inclusiva divide o fluxo do processo em um ou mais fluxos. O exemplo abaixo mostra uma porta de entrada inclusiva que desencadeia diferentes processos baseados em como os clientes responderam a uma pesquisa de produto. Se o cliente está satisfeito com o produto A, é adicionado à lista de e-mail do produto A. Se o cliente está satisfeito com o produto B, é adicionado à lista de e-mail do produto B. E se o cliente não está satisfeito com o produto A, ele recebe um voucher.
Porta de entrada complexa
Portas de entrada complexas são representadas por esta forma:
Como o nome sugere, portas de entrada complexas são usadas somente nos fluxos mais complexos do processo de negócios. São usadas palavras no lugar de símbolos e, portanto, exigem textos mais descritivos. Use a porta de entrada complexa se precisar de várias portas de entrada para descrever o fluxo de negócios; caso contrário, use uma porta de entrada mais simples.