Um diagrama hidráulico também pode ser chamado de diagrama P&ID, desenho de tubulação, circuito hidráulico ou esquema hidráulico. P&IDs são gráficos especializados para uso em engenharia. Siga este tutorial para fazer representações visuais da relação funcional entre tubulações, instrumentação e unidades de equipamentos do sistema.
Leitura de 2 minuto(s)
Quer criar seu próprio diagrama P&ID? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e gratuito.
Revisão de diagramas P&ID
Para desenhar um diagrama de tubulação e instrumentação, você precisará de um conhecimento básico de o que é um diagrama P&ID. Talvez você queira revisar a simbologia hidráulica para garantir que esteja usando as formas corretas em um contexto apropriado. Quando tiver as ferramentas certas, é hora de começar.
Quer criar seu próprio diagrama P&ID? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e gratuito.
Montar um circuito hidráulicoComo fazer desenho de tubulação
Para cumprir com o propósito deste guia, procederemos como se você estivesse usando o Lucidchart. O Lucidchart foi criado com diagramas de desenho de tubulação em mente, portanto, montar um diagrama útil será incrivelmente fácil. Comece com uma conta gratuita do Lucidchart.
1. Listar equipamentos
Lembre-se de que os diagramas hidráulicos representam o hardware e o software necessários para projetar, construir e executar uma unidade de processo. Para fazer um desenho abrangente, comece listando os elementos em um desenho de tubulação padrão. Sua lista deve incluir todos os elementos de tubulação, incluindo a ordem e a colocação de:
-
Ramificações
-
Entrefechos de controle
-
Equipamento
-
Instrumentação
-
Redutores
-
Válvulas
2. Adicionar formas
Abra um novo documento em sua nova conta do Lucidchart. Pode ser necessário ativar a biblioteca de formas da Engenharia de Processos clicando no botão “Formas”, no canto superior esquerdo do seu navegador. Encontre a opção Engenharia de processo e verifique se a caixa foi marcada.
Quando as formas de diagramas hidráulicos estiverem disponíveis, basta arrastar as formas necessárias para a tela e configurá-las clicando no ícone do painel de contexto, exibido ao lado da forma. Várias opções são exibidas aqui; por exemplo, um tanque poderia ser personalizado com vários tipos de telhados, e os usuários podem alternar entre esconder e mostrar o toco. Se você se perder na enorme variedade de formas de diagrmas hidráulicos, use a função de pesquisa da caixa de ferramentas para encontrar um símbolo específico.
3. Conectar tubos e equipamentos
Agora que você montou os componentes, conecte-os entre si na ordem apropriada. No Lucidchart, cada forma se encaixa perfeitamente em uma linha ou tubo de conexão. Se você não tem certeza de como o processo deve fluir, pergunte-se:
-
Qual ação desencadeia esse processo?
-
O que acontece depois?
-
Para passar ao próximo passo, qual equipamento é preciso?
-
Esta unidade requer configuração especial?
Formas de tubulação e instrumentação no Lucidchart
Todas as formas e opções de diagramas P&ID do Lucidchart são baseados nos padrões ISA S5. Dentro do aplicativo, eles são categorizados de acordo com os seguintes grupos (que não constituem uma lista completa):
Equipamento
-
Compressores
-
Transportadores
-
Motores
-
Turbinas
canalização
-
Tubos um para muitos
-
Tubos multilinhas
-
Separadores
-
Redutores
-
Flanges
Reservatórios
-
Reservatórios
-
Tanques
-
Cilindros
-
Colunas
-
Sacos
Trocadores de calor
-
Caldeiras
-
Condensadores
-
Permutadores
Bombas
-
Bombas
-
Ventiladores
Instrumentos
-
Indicadores
-
Transmissores
-
Gravadores
-
Controladores
-
Elementos
Válvulas
-
Válvulas
-
Rotâmetros
-
Orifícios